top of page
Wagner_Schwartz_Transobjeto

Transobjeto
ou
Wagner Ribot Pina Miranda Xavier Le Schwartz Transobjeto


Um homem-placa entra em cena, fica nu, vira bicho, artista e modelo, canta, bebe, dança e fuma um cigarro. Se essa história fosse um poema, ele seria modernista; se fosse um espetáculo, ele seria ativista; se fosse música, ela seria tropicalista; e, se a história fosse verdade, o homem estaria solto pelas ruas do Brasil.

Concepção e performance: Wagner Schwartz
Direção técnica, iluminação: (2004) Alexandre Molina, (2014) Diego Gonçalves
Objetos: Caroliny Pereira, Fauster Martins, Ciro Schu
Remontagem (2014): Ana Teixeira, Cláudia Müller
Produção: Gabriela Gonçalves/Núcleo Corpo Rastreado
Agradecimentos: (2004) Alda Stutz, Betina Cunha, Beto Oliveira, Cláudio Henrique, Denise Stutz, Fernanda Bevilaqua, Iara Magalhães, Lourdinha Barbosa, Maria do Silêncio, Nirvana Marinho, REDE – Grupo de Artistas Independentes em Colaboração, Sidnei Alferes, Uai Q Dança, Vanilton Lakka (2014) Coletivo Sendero/Carol Hernandez, Camilo Marciales, Nicole Aun
Realizado com subsídio do Rumos Itaú Cultural Dança 2003/2004 (São Paulo/SP) Palco de Arte (Uberlândia/MG)
Em 2013, Transobjeto 10 anos recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna
A remontagem de Transobjeto foi feita em 2014 em uma residência na unidade Sesc Santo Amaro, idealizada pelo programador e curador Marcos Villas Boas
Duração: 40 minutos

Transobject

ou

Wagner Ribot Pina Miranda Xavier Le Schwartz Transobjeto

 

Un homme-sandwich entre sur scène, se met à poil, devient animal, artiste et mannequin, chante, boit et fume une cigarette. Si cette histoire était un poème, il serait moderniste ; si s’était un spectacle, il serait activiste ; si s’était une chanson, elle serait tropicaliste ; et, si l’histoire était vraie, l’homme serait relâché dans les rues du Brésil.

 

Conception et performance : Wagner Schwartz

Direction technique, lumière : (2004) Alexandre Molina (2014) Diego Gonçalves

Objets : Caroliny Pereira, Fauster Martins, Ciro Schu

Réassemblé en 2014 avec : Ana Teixeira, Cláudia Müller

Production : Gabriela Gonçalves/Núcleo Corpo Rastreado

Remerciements : (2004) Alda Stutz, Betina Cunha, Beto Oliveira, Cláudio Henrique, Denise Stutz, Fernanda Bevilaqua, Iara Magalhães, Lourdinha Barbosa, Maria do Silêncio, Nirvana Marinho, REDE – Grupo de Artistas Independentes em Colaboração, Sidnei Alferes, Uai Q Dança, Vanilton Lakka (2014) Coletivo Sendero/Carol Hernandez, Camilo Marciales, Nicole Aun

Soutien : Programme Rumos Itaú Cultural Dança 2003/2004 (São Paulo/SP) et Palco de Arte (Uberlândia/MG)

En 2013, « Transobjeto 10 ans » a été primé par la Fondation Nationale des Arts Klauss Vianna

La reprise de Transobjeto a été réalisée en 2014 lors d'une résidence à l'unité Sesc Santo Amaro, à Sao Paulo, idéalisée par le curateur et programmateur Marcos Villas Boas

Durée : 40 minutes

 

Transobject

or

Wagner Ribot Pina Miranda Xavier Le Schwartz Transobjeto


A sandwich man comes on stage, gets naked, becomes an animal, artist and a model, sings, drinks, dances and smokes a cigarette. If this story were a poem, it would be modernist; If it were a performance, it would be activist; If it were music, it would be tropicalist; And if the story were true, the man would be loose on the streets of Brazil.
 
Conception and performance: Wagner Schwartz
Technical direction, light: (2004) Alexandre Molina, (2014) Diego Gonçalves
Stage props: Caroliny Pereira, Fauster Martins, Ciro Schu
Reassembled in 2014 with: Ana Teixeira and Cláudia Müller
Production: Gabriela Gonçalves/Núcleo Corpo Rastreado
Thanks to: (2004) Alda Stutz, Betina Cunha, Beto Oliveira, Cláudio Henrique, Denise Stutz, Fernanda Bevilaqua, Iara Magalhães, Lourdinha Barbosa, Maria do Silêncio, Nirvana Marinho, REDE – Grupo de Artistas Independentes em Colaboração, Sidnei Alferes, Uai Q Dança, Vanilton Lakka (2014) Coletivo Sendero/Carol Hernandez, Camilo Marciales, Nicole Aun
Subsidized by: Rumos Itaú Cultural Dança 2003/2004 (São Paulo/SP) and Palco de Arte (Uberlândia/MG)
In 2013, Transobjeto 10 years received the award of the Foundation Funarte Dance Klauss Vianna
The reassembly of Transobeto was made at the Sesc Santo Amaro institution, in São Paulo, idealized by the programmer and dance curator Marcos Villas Boas
Running time: 40 minutes

Mídia | Presse | Press
 
01/03/2019 Seletc / Márion Strecker O corpo de uma geração
09/07/2018 Negócios / Wilson Ledo Brindemos ao Tropical
01/01/2018 Performatus / Tales Frey Falar do Que Eu Vejo. Falar do Que o Outro Me Fala. Falar do Que Pode Ser Falado
27/09/2015​ Antro Positivo / Ruy Filho Transobjeto
15/12/2006 iDança / Maíra Spanghero Transobjeto Coletivo: Vaca-brava só dá leite se quiser
15/12/2006 iDança / Maíra Spanghero An angry cow only gives milk if she wants to
26/08/2005 O Estado de Minas / Marcelo Castilho Avellar Deboche é a resposta
26/08/2005 O Estado de Minas / Marcelo Castilho Avellar Mockery is the answer
11/04/2005 Ballet Tanz / Deutsche Welle E bebe e bebe, Pina Bausch virou Carmen Miranda
11/04/2005 Ballet Tanz / Deutsche Welle And drinks and drinks,Pina Bausch became Carmen Miranda

Português
Artigos estão disponíveis neste link
19/11/2004 iDança / Nirvana Marinho
20/09/2004 Jornal Zero Hora / Renato Mendonça
19/07/2004 Correio de Uberlândia / Fernando Prado
02/05/2011 O Estado de Minas / Marcelo Castilho Avellar
01/05/2004 O Tempo / Michele Borges da Costa
25/04/2004 ij Serpentine / Maíra Spanghero
09/03/2004 Folha de S.Paulo / Inês Bogéa
06/03/2004 Diário de Pernambuco / Tatiana Meira

English
Articles are avaiable on this link
19/11/2004 iDança / Nirvana Marinho
20/09/2004 Jornal Zero Hora / Renato Mendonça
19/07/2004 Correio de Uberlândia / Fernando Prado
02/05/2011 O Estado de Minas / Marcelo Castilho Avellar
01/05/2004 O Tempo / Michele Borges da Costa
25/04/2004 ij Serpentine / Maíra Spanghero
09/03/2004 Folha de S.Paulo / Inês Bogéa
06/03/2004 Diário de Pernambuco / Tatiana Meira

bottom of page