E então ele decidiu retirar o excesso de melancolia da frente do futuro
“Visto que só uma vida completa revela a sua forma e o sentido que ela pode ter, uma biografia que se pretende definitiva deve esperar até a morte do seu tema. Infelizmente, as autobiografias não podem ser compostas nessas circunstâncias especiais.” Introdução de Susan Sontag em Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
O ensaio-filme a seguir propõe uma reflexão sobre o artista, sobre a arte, sobre aquilo que não é arte, sobre aquele que se perguntou se ainda teria um lugar em cena. Esse é um projeto memorial de um artista vivo que flertou com a sua morte cênica, um testamento transitivo a ser velado pelo público.
Um filme de Wagner Schwartz a partir de três filmes de Laurent Goldring
Participação especial: Caroliny Pereira, Maria Fernanda Cândido, Marcia Tiburi, Tantão e os fita
Apoio: Consulat Général de France à São Paulo e Festival Contemporâneo de São Paulo
Ano: 2021
Et ainsi il a décidé de supprimer l’excès de mélancolie de l’avant du futur
«Puisque seule une vie complète révèle sa forme et le sens qu’elle peut avoir, une biographie qui se veut définitive doit attendre la mort de son sujet. Malheureusement, les autobiographies ne peuvent être composées dans ces circonstances particulières.» Avant-propos de Susan Sontag dans Mémoires posthumes de Brás Cubas, de Machado de Assis
Le film-essai qui suit propose une réflexion sur l’artiste, sur l’art, sur ce qui n’est pas de l’art, sur celui qui se demandait s’il avait encore sa place sur scène. Il s’agit d’un projet mémoriel crée par un artiste vivant qui a flirté avec sa mort scénique, un testament transitif à être veillé par le public.
Un film de Wagner Schwartz d’après trois films de Laurent Goldring
Participation exceptionnelle : Caroliny Pereira, Maria Fernanda Cândido, Marcia Tiburi, Tantão e os Fita
Soutien : Consulat Général de France à São Paulo et Festival Contemporâneo de São Paulo
Année : 2021
And then he decided to clear the excess melancholy out of the future’s way
“Since it is only a completed life that reveals its shape and whatever meaning a life can have, a biography that means to be definitive must wait until after the death of its subject. Unfortunately, autobiographies can’t be composed under these ideal circumstances.” Foreword by Susan Sontag in Epitaph of a small winner, by Machado de Assis
The following film-essay proposes a reflection on the artist, on art, on what is not art, on the one who wondered if he still had his place on stage. It is a memorial project created by a living artist who flirted with his scenic death, a transitive testament to be mourned by the public.
A film by Wagner Schwartz, made with three other films by Laurent Goldring
Special appearance: Caroliny Pereira, Maria Fernanda Cândido, Marcia Tiburi, Tantão e os Fita
Support: Consulat Général de France à São Paulo and Festival Contemporâneo de São Paulo
Year: 2021